Pavarotti

Boa tarde, macacada ! Como vão todos nessa sonolenta seqüência da manhã ?

Hoje o post vai ser sobre um vídeo do sempre mais que ótimo Luciano Pavarotti. Extraído de uma das apresentações da ópera Pagliacci, do Ruggero Leoncavallo, lá de 1892.

Antes da ação, é legal saber a história que a antecede, e assim dá pra apreciar melhor o que o Tenor faz no clipe.

(texto copiado do site http://italiasempre.com)

A ação se desenvolve em Montalto na Calábria, no dia da festa de Meio-agosto no ano de 1865.
Na praça da cidadezinha chega uma pitoresca companhia de atores que representará o espetáculo "Pagliaccio". A companhia é formada por Canio, chefe-cômico, Nedda, a sua jovem esposa, e por outros dois atores, Peppe e o deforme Tonio.
Enquanto os camponeses alegres que chegaram de todos os cantos, circundavam a carreta que transporta a companhia, Canio, batendo num tambor, anuncia que o espetáculo aconteceria às 23:00 horas. Nedda no entanto é preocupada, inquieta, porque ama secretamente Silvio, um jovem do lugar que a convence a fugir com ele durante a noite, depois de terminar o espetáculo.
Mas Tonio escutou tudo escondido e corre a avisar Canio que logo chega, mas Silvio consegue fugir.
Canio enfrenta Nedda e, com a ameaça de uma faca, lhe ordena de revelar o nome do amante. Nedda recusa, Canio está no ponto de matá-la, mas Peppe consegue bloqueá-lo, o acalma, e o convence a preparar-se visto que o público está para chegar e o espetáculo deve começar.
Os comediantes entram no teatrinho, e Canio está arrasado pensando que deverá fazer rir o publico num momento em que se encontra no mais profundo desespero.
O publico, inclusive Silvio, começa a chegar para assistir à representação.
Nedda, com os vestidos de Colombina, gira entre o público com o prato para receber o preço das cadeiras. Se aproxima também de Silvio e lhe renova o empenho pela fuga.
Finalmente se levanta a tela.
A comedia representará exatamente quanto aconteceu realmente na primeira parte da Opera. Colombina (Nedda) passeia nervosamente pois está esperando o amante Arlecchino (Peppe). Ouve que ele canta uma tenra serenata, mas não pode permitir que entre até ter certeza que o esposo Pagliaccio (Canio) esteja bem longe.
Assim que ela soube que Pagliaccio estava longe, fez entrar Arlecchino. Os dois amantes sentam na mesa e ele propõe de fugir juntos.
De improviso chega Taddeo anunciando aos gritos que Pagliaccio está voltando e está cheio de raiva. Depois se esconde enquanto o publico se diverte e ri. Arlecchino foje pela janela.
Pagliaccio entra furioso, agride Colombina perguntando o nome do amante. Canio, a essa altura enlouquecido pelo ciúme que realmente sente, esquece a ficção da comedia e ameaça de matar Nedda com uma faca se não revela o nome do amante.
O público é fascinado pela recitação particularmente realística, mas Silvio suspeita que não se trate de ficção e tenta subir no palco na hora que Canio golpeia Nedda a morte apesar das suas tentativas de fugir.
Nedda pede ajuda para Silvio e Canio, que agora entendeu quem é o amante da esposa, o golpeia no coração. Alguns espectadores sobem no palco e bloqueiam Canio, enquanto Tonio, cinicamente, exclama para o publico apavorado: "A comedia acabou."

 
Presta atenção nas expressões faciais, vocais e tudo mais do Luciano, gênio !

Pra quem quiser acompanhar a letra com tradução, aqui.
Vesti La Giubba:
 



 
E isso é isso.
Pavarotti sempre grande ! 
Um abraço e peace out !


0 Response to "Pavarotti"

Post a Comment

Powered by Blogger